24 de julho de 2013

Canjica em julho também!

Ilustração de cozinheira vintage
Fonte: Pinterest

Hoje deu vontade de ir para a cozinha. Sabe como é o friozinho né? Só dá vontade de comer coisas gostosas e quentinhas...

O mês de junho ficou para trás faz tempo mas hoje me deu vontade de fazer um prato típico junino: a canjica. Simplesmente adooooro! Fiz no mês passado para vender na festa junina da escola, mas fiquei com água na boca porque não deu tempo de comer, vendeu tudo (ainda bem... risos)!

Sou fã de carteirinha da home food (ou confort food para alguns), termo que a querida Nigella Lawson usa para as comidinhas simples, feitas em casa e que confortam o coração e o estômago, é claro.

A minha canjica (e digo que ela é minha, porque não sigo uma receita específica) fica muito saborosa e uso ingredientes super simples mas que dão um toque especial.  Vamos a receitinha...




Canjica a la Madame Bardot

250 gramas de canjica
1 colher de chá de margarina
1 lata de leite condensado
1 vidro pequeno de leite de coco
1 lata de creme de leite
50 gramas de cocô ralado
canela em pau
cravo da índia

Deixe a canjica de molho de um dia para o outro (isso a tornará bem macia depois de cozida). Escorra a água da canjica, coloque em uma panela de pressão e cubra com bastante água (mais ou menos 3 terços da panela). Coloque a manteiga e deixe cozinhar por 40 minutos após pegar pressão. Depois de cozida, permaneça com a panela no fogo e acrescente os demais ingredientes, um a um, mexendo bem para não grudar no fundo. Se preferir um pouco mais doce coloque 1/2 xícara de açúcar. Você pode também fazer uma versão light substituindo os ingredientes pela versão light de cada um deles. Deixe apurar até engrossar e sinta o perfume do leite de coco, com a canela e o cravo.


Canjica


É ou não é uma delícia essa tal de confort food? Gosto da minha bem quentinha. Nestas noites de inverno cai super bem, mas você pode servi-la fria e acrescentar mais leite condensado, coco ralado ou até mesmo uma geleia de sua preferência. Fica divina!!!

Beijinhos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário